História

Presume-se que o descobrimento português da ilha ocorreu antes de 1460. Os primeiros povoadores oficiais, de origem flamenga e portuguesa, deverão ter chegado por volta de 1465, estabelecendo-se na freguesia de Flamengos.

Família Dabney 1804-1892

Empreendedores, diplomatas, cultos, educados e generosos, a família Dabney marcaram com a sua presença, durante três gerações, a história da ilha do Faial. Incrementaram o movimento do porto da Horta através da importação e exportação, sobretudo do vinho do Pico mas também da aguardente, laranja e óleo de baleia, do abastecimento de baleeiras, do fornecimento do carvão e da reparação de navios, assegurando ainda a ligação entre os Açores e os Estados Unidos da América.

Manuel de Arriaga

Primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, nasceu na cidade da Horta, no dia 8 de Julho de 1840, na travessa de S. Francisco, na então casa do Arco, hoje designada, Casa Manuel de Arriaga.

Manuel de Arriaga, foi escritor e poeta, sendo nas suas obras evidente, as suas raízes insulares, as suas preocupações e os ideais pelos quais sempre lutou.

Baleação

De grande importância para a economia das ilhas, principalmente do Faial e do Pico, a caça à baleia desenvolveu-se essencialmente na segunda metade do século XIX.

Hoje, deu lugar à atividade de Observação de Baleias que de ano para ano vê crescer o numero de visitantes que não regressam a casa sem antes viver a experiência de ver, fotografar e se emocionarem com estes seres do mar, nos Açores.

Cabos submarinos

A Horta, local geograficamente estratégico no meio do atlântico, desempenha um papel fundamental na história das telecomunicações. Através dos cabos submarinos, condutores de mensagens, aqui “amarrados”, a Horta transforma-se num entreposto de receção e emissão das comunicações mundiais e pioneira nas comunicações entre os continentes europeu e americano.

Aviação

A localização dos Açores no meio do Atlântico foi, em diferentes aspetos, uma dádiva para o progresso mundial. Neste caso, para a história da aviação intercontinental, que viu, especialmente na baía da Horta, um excelente ponto de escala devido à sua localização geográfica, por ser abrigada e por ter acesso às comunicações via cabos submarinos.

A 1ª travessia aérea do atlântico norte, com escala no porto da Horta, é marcada a 17 de Maio de 1919, pela amaragem do frágil Hidroavião NC4 da marinha dos Estados Unidos da América, comandado pelo Capitão Albert C. Read.

Atrações que vai
gostar de visitar

Experiências
que vai gostar