História
Presume-se que o descobrimento português da ilha ocorreu antes de 1460. Os primeiros povoadores oficiais, de origem flamenga e portuguesa, deverão ter chegado por volta de 1465, estabelecendo-se na freguesia de Flamengos.
Família Dabney 1804-1892
Manuel de Arriaga
Primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, nasceu na cidade da Horta, no dia 8 de Julho de 1840, na travessa de S. Francisco, na então casa do Arco, hoje designada, Casa Manuel de Arriaga.
Manuel de Arriaga, foi escritor e poeta, sendo nas suas obras evidente, as suas raízes insulares, as suas preocupações e os ideais pelos quais sempre lutou.
Baleação
De grande importância para a economia das ilhas, principalmente do Faial e do Pico, a caça à baleia desenvolveu-se essencialmente na segunda metade do século XIX.
Hoje, deu lugar à atividade de Observação de Baleias que de ano para ano vê crescer o numero de visitantes que não regressam a casa sem antes viver a experiência de ver, fotografar e se emocionarem com estes seres do mar, nos Açores.
Cabos submarinos
A Horta, local geograficamente estratégico no meio do atlântico, desempenha um papel fundamental na história das telecomunicações. Através dos cabos submarinos, condutores de mensagens, aqui “amarrados”, a Horta transforma-se num entreposto de receção e emissão das comunicações mundiais e pioneira nas comunicações entre os continentes europeu e americano.
Aviação
A localização dos Açores no meio do Atlântico foi, em diferentes aspetos, uma dádiva para o progresso mundial. Neste caso, para a história da aviação intercontinental, que viu, especialmente na baía da Horta, um excelente ponto de escala devido à sua localização geográfica, por ser abrigada e por ter acesso às comunicações via cabos submarinos.
A 1ª travessia aérea do atlântico norte, com escala no porto da Horta, é marcada a 17 de Maio de 1919, pela amaragem do frágil Hidroavião NC4 da marinha dos Estados Unidos da América, comandado pelo Capitão Albert C. Read.