Manuel de Arriaga
Manuel de Arriaga was a writer and a poet. His work reflects his roots, his concerns, and the ideals for which he always fought.
Primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, nasceu na cidade da Horta, no dia 8 de Julho de 1840, na travessa de S. Francisco, na então casa do Arco. Hoje designada, Casa Manuel de Arriaga, foi inaugurada em 2011, como casa museu em homenagem ao estadista e à Republica Portuguesa que comemorou nesse ano os 100 anos da sua implantação.
Oriundo de uma família aristocrata faialense, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, onde se revelou um aluno brilhante e um orador notável. Participante assíduo nas tertúlias filosóficas e políticas coimbrãs, aderiu ao ideário republicano, estando na origem da criação dos seus primeiros centros, em 1882.
Nesse mesmo ano, foi eleito deputado pelo círculo do Funchal e em 1890 pelo círculo de Lisboa, distinguindo-se no parlamento pela pertinência das suas intervenções e decisões. Foi um dos autores do programa do Partido Republicano Português, apresentado em 1891. Após a implantação da República foi nomeado para o cargo de reitor da Universidade de Coimbra e pouco tempo depois para o de Procurador-Geral da República.
Eleito Presidente da República Portuguesa em 2 de Agosto de 1911, exerceu o mandato num período conturbado da vida nacional e internacional. Renunciou ao mesmo em 26 de Maio de 1915, abandonando definitivamente a vida política.
Manuel de Arriaga, foi escritor e poeta, sendo nas suas obras evidente, as suas raízes insulares, as suas preocupações e os ideais pelos quais sempre lutou.
Faleceu em Lisboa a 5 de Março de 1917 e está sepultado no Panteão Nacional.
Veja em “mapa interativo” Museus , Manuel de Arriaga