Desde sempre que os açorianos utilizam o mar como elemento de ligação para ultrapassar as distâncias afetivas e comerciais que se fazem sentir no arquipélago. É, portanto, longa a história da navegação marítima no Açores.
Fruto desta dinâmica, em 1871 foi constituída a Empresa Insulana de Navegação que, durante mais de um século, veio garantir o tráfego regular inter-ilhas e também com a Madeira e os Estados Unidos. Na década de 80, a atividade de transporte marítimo de passageiros inter-ilhas foi interrompida, com exceção das ligações entre algumas ilhas do Grupo Central e Ocidental. Cerca de 20 anos depois, no final dos anos 90, foi retomada a aposta no transporte marítimo de passageiros de âmbito regional.
No que diz respeito ao transporte marítimo de passageiros nos Açores, importa destacar a dinâmica das ilhas do Triângulo do Grupo Central, Faial, Pico e São Jorge, onde, pela proximidade entre as três ilhas, as ligações marítimas ganharam desde cedo especial relevo. Foram várias as empresas que se dedicaram a este transporte naquela zona.